“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” Efésios 6:10-11

Se olharmos com atenção para o texto, podemos ver que Paulo quer nos alertar de maneira implícita que nós somos fracos enquanto o diabo é forte. Por sermos fracos, o inimigo quer que nós olhemos para nós mesmos para vermos a nossa fraqueza e temermos a ele. Porém, devemos olhar para o Senhor e nos fortalecer Nele.

Quando olhamos para o Senhor, podemos ver o poder Dele sendo manifestado em Cristo. Colossenses 1:19 e 2:9 nos dizem que em Jesus estão toda plenitude e força de Deus. Se queremos ver o poder de Deus, devemos olhar para Jesus, pois Nele nós vemos Deus em ação.

Para entendermos mais da força e do poder de Deus, devemos aprender mais de Cristo. Talvez essa seja uma das maiores razões para a leitura da Bíblia, porque ela nos ensina de Cristo e da Sua força. Nossa fé é fraca quando não meditamos na Palavra e na força de Jesus, porque acabamos focando nos nossos problemas e nos esquecendo de que Deus está conosco.

Por essa razão, há uma força que faz de tudo para atrapalhar a nossa leitura das Escrituras tentando impedir que sejamos fortalecidos, porém nós devemos prevalecer, reservar um tempo para a leitura correta da Palavra e buscar a revelação espiritual que é necessária para que entendamos o que o Senhor quer dizer através do que está escrito.

A Bíblia nos mostra a força e o poder de Jesus quando Ele encarna e vive os sofrimentos humanos, porém sem oscilar. Jesus foi traído por alguém que andava com Ele, foi preso, se entregou por nós e encarou a morte de frente. Ao invés de fugir dela, ele escolheu lutar contra ela. Algumas pessoas pensam que a cruz é o momento de fraqueza de Jesus, mas foi exatamente ali que Ele deu a maior demonstração da sua força.

O ser humano só podia enxergar o sofrimento e por isso as pessoas pensavam que Jesus estava sendo derrotado, porém Ele estava vencendo as potestades e a morte (Colossenses 2:15). A cruz é um paradoxo: Jesus na sua aparente fraqueza demonstra a sua força.

Olhe para a cruz e medite nela. Olhe também e principalmente para a ressurreição, pois o mesmo Espírito que ressuscitou Jesus habita hoje em nós (Romanos 8:11). Quanto mais nós damos espaço para o Espírito Santo em nós, mais força nós temos.

Se nós nos enchemos de força de Deus, nós nos enchemos de fé e podemos fazer as mesmas obras que Jesus e até obras maiores.

 

Pregação resumida de Pr. Samuel Salgado