“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” Efésios 6:10-11

Nós precisamos nos fortalecer no Senhor porque o ser humano por si mesmo não consegue se salvar. É necessário que Cristo lidere a salvação, porque nós não temos forças para isso. Por esta razão, Jesus enfrenta o mal por nós e suporta a aflição que nós teríamos que suportar. Como um Líder, Ele tomou a nossa frente e nos ganhou a salvação (Hebreus 2:10 e 12:2).

Cristo batalha pela nossa salvação e nós devemos apenas aceitá-la. A luta não é nossa, porque é o Senhor quem luta contra o diabo. Nós somos apenas soldados no exército de Deus, que devemos seguir as suas instruções e no final a luta e a vitória são do Senhor.

Erramos quando dizemos que Satanás odeia o ser humano, porque na verdade ele odeia a Deus, mas como não consegue destrui-lo, quer destruir os Seus filhos amados, pois dói em um pai quando o seu filho sofre. Ao destruir a vida de um filho, Satanás gera tristeza no coração de Deus.

Porém nós não devemos temer o diabo, porque as estratégias do Senhor já foram traçadas e nós só precisamos obedecer (2 Crônicas 20:15). Quando achamos que a batalha é nossa, nós buscamos soluções nas coisas ou pessoas que nada podem fazer por nós e nos esquecemos que Deus é o autor da nossa salvação.

Ele conduz Seus filhos para glória e Jesus é quem vai na nossa frente. Por mais difícil que seja a luta, Jesus está na dianteira. No momento em que percebemos isso, tudo se transforma. Quando lutamos sozinhos, nós desanimamos; mas quando lembramos que na nossa frente está o Senhor, nós temos força e coragem para prosseguir.

Deus utiliza diversos meios para nos guardar na batalha:

  • Deus faz uso de seres espirituais para nos guardar. Não estamos sós na batalha, há um anjo que nos acompanha por onde nós formos (Salmos 34:7);
  • Deus nos guarda sob as Suas asas e por isso livramentos maravilhosos acontecem (Salmos 91:1);
  • O Senhor nos segura nas Suas mãos e ninguém tem força e poder para nos tirar de lá (João 10:29);
  • Deus luta a nossa batalha (Mateus 10:29-31);
  • O Senhor age para que as coisas se tornem como Ele quer (Filipenses 1:6);
  • O Senhor guarda a nossa alma com o Seu poder (1 Pedro 1:5).

Estamos protegidos por Deus nas batalhas que enfrentamos, por isso devemos nos fortalecer no Senhor e na força do Seu poder e lembrar que a batalha é Dele e não nossa.

 

Pregação resumida de Pr. Samuel Salgado